Juízes 4 Depois disto se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila.
5 Então os chefes dos filisteus subiram a ter com ela, e lhe disseram: Persuade-o, e vê em que consiste a sua grande força, e como poderemos prevalecer contra ele e amarrá-lo, para assim o afligirmos; e te daremos, cada um de nós, mil e cem moedas de prata.
Um dos erros de Sansão foi se envolver com mulheres das quais o Senhor havia alertado que não poderia se envolver, mulheres de outro povo, e Sansão foi logo se “engraçar” com uma do povo inimigo de Israel, e o que vemos ao longo desse capítulo?
* Disse, pois, Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força, e com que poderias ser amarrado para te poderem afligir. (Juízes 16.6)
* Disse, pois, Dalila a Sansão: Eis que zombaste de mim, e me disseste mentiras; declara-me agora com que poderia ser a amarrado. ( Juízes 16.10).
*Disse Dalila a Sansão: Até agora zombaste de mim, e me disseste mentiras; declara-me pois, agora, com que poderia ser amarrado(...) (Juízes 16.13).
* 15 Disse-lhe ela: como podes dizer: Eu te amo! Não estando comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim, e ainda não me declaraste em que consiste a tua força.
16 E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a alma dele se angustiou até a morte.
17 E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou Nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me tornaria fraco, e seria como qualquer outro homem.
18 Vendo Dalila que ele lhe descobrira todo o seu coração, mandou chamar os chefes dos filisteus, dizendo: Subi ainda esta vez, porque agora me descobriu ele todo o seu coração. E os chefes dos filisteus subiram a ter com ela, trazendo o dinheiro nas mãos. (Juízes 15-18).
Fico pensando como o homem estava cego a ponto de depois de tanta insistência, e em todas elas a Dalila tentou o prender de verdade, revelar seu segredo a ela, a ponto de colocar a própria vida em risco. Trazendo para o nosso tempo, hoje, quantas não são as pessoas que fazem a mesma “burrada” que Sansão fez no passado? Pessoas que estavam na presença de Deus, que tinha tudo para arrebentar, mas terminaram se arrebentando por dar ouvidos ao coração enganador!
Trocam a própria salvação por um pouco de prazeres transitórios do pecado, trocam por um homem, por uma mulher, tão mortal como si mesmo, viram as costas para Deus e seguem seu próprio coração. Resultado? Hoje muitos amargam as escolhas erradas que fizeram, não tem forças para voltar, e estão lutando para não se afogar no lamaçal do diabo. Mas uma coisa posso te dizer : enquanto você está aqui no mundo, ainda tem chances pra você, outros que já se foram não mais, e eles dariam tudo pra ter a chance que você está tendo agora!
Mais uma vez peça ajuda de Deus, se ajoelhe aí mesmo onde você está, faça uma oração sincera e firme uma nova aliança com Deus, dessa vez inquebrável, e volte, junte o restante de forças e volte, amanhã não sabemos se dará tempo. E a sua alma, pra onde irá sem Deus?
Que o Espírito do Senhor Jesus possa entrar e transformar sua vida.
Na fé