Salmos 112
1 Louvai ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer.
2 A sua semente será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada.
3 Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.
4 Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo.
5 O homem bom se compadece, e empresta; disporá as suas coisas com juízo;
6 Porque nunca será abalado; o justo estará em memória eterna.
7 Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor.
8 O seu coração está bem confirmado, ele não temerá, até que veja o seu desejo sobre os seus inimigos.
9 Ele espalhou, deu aos necessitados; a sua justiça permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória.
10 O ímpio o verá, e se entristecerá; rangerá os dentes, e se consumirá; o desejo dos ímpios perecerá.
Versículo 1: O salmo começa nos incentivando a louvar ao Senhor, que é isso que temos que fazer a todo momento, louvar à Deus pelas maravilhas que Ele tem feito, por tão grande amor, por cuidar tão bem de nós mesmo que não mereçamos. Em seguida nos diz que feliz é o homem que teme ao Senhor, mas o que é temor? Seria ter medo? Sabemos que temor à Deus é profunda reverência e respeito como está escrito em Hebreus "Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor" (Hebreus 12:28-29). É fazer aquilo que agrada a Ele com alegria, fazer Sua vontade em detrimento da vontade própria.
Versículo 2: Quando se fala em semente logo pensamos em filhos, mas essa semente que se refere aqui, é a semente do bom testemunho, é a semente que plantamos no coração das pessoas que cuidamos, é, de fato, nosso filhos espirituais, nossos discípulos, que, ao aprenderem sobre a fé pura e genuína, eles crescem e se expandem por toda parte, formando assim uma corrente de filhos poderosos em Deus, que saqueiam o inferno, independente se estarão como obreiros, pastores, esposas ou membros, por ondem forem sempre estão levando essa fé que conheceram para que mais pessoas venham a ter o que eles tem, muito forte, não é mesmo?
Versículo 3: Qual a maior riqueza que uma pessoa pode ter na vida? A paz é a maior riqueza que alguém pode ter, sabe por que? Porque dinheiro nenhum a compra e ela só é encontrada através da pessoa do Senhor Jesus, João 14:27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Temos exemplos de pessoas que são riquíssimas, mas que dariam tudo por um pouco de paz, logo entendemos que ela sobrepuja a ouro e prata. A paz está na casa daqueles que temem a Deus e andam nos seus caminhos e nada falta, porque quando se tem Deus, se tem tudo! Esta é a geração que, aos olhos de Deus, são justos e reto e que herdarão o Reino dEle.
Versículo 4: Quando uma pessoa se dispõe a entender o próximo independente dos erros cometidos por eles, ela consegue vê-los com misericórdia, compaixão, bondade, até porque todos erramos em alguma coisa aqui e ali, e podemos aprender com os erros dos outros também, aprender a não fazer o mesmo e não a julgá-los. Assim sendo, estando ciente da própria condição pecadora diante de Deus, que deixemos os embaraços dos maus olhos de lado, e sejamos misericordiosos com nosso semelhante, que ajudemos, se não dá para ser com palavras então que seja com oração, mas seguindo sempre em frente, olhando para nosso alvo que é Cristo.
Versículo 5: O que é ser bom? É deixar que façam o que quiserem conosco? De forma alguma. É não ter malícia, não ter maldade, é ser reto, e está sempre pronto para ajudar. Qual foi a última vez que você emprestou sua boca para Deus falar através dela? Qual foi a última vez que você visitou alguém que esteja passando por um momento muito difícil, que levou ânimo para essa pessoa? Que você deu do seu tempo, que escondeu sua dor no bolso para cuidar da dor de alguém? Pense nisso.
Versículo 6: A nossa recompensa está nos céus, e que tudo que fazemos por todos que nos rodeia se transforme em pedrinhas na nossa coroa da glória.
Versículo 7: Não temerá maus rumores... Ou seja, deixem falarem o que quiserem, deixem pensarem o que quiserem, todos nós somos responsáveis pelo que falamos, mas não pelo que entendem, sabemos a intenção e Deus mais ainda, então isso é o bastante, o suficiente. Se estamos confiando em Deus, sabendo que Ele sabe de todas as coisas, que Ele sabe de nós, então, seguiremos em frente segurando em Suas mãos.
Versículo 8: O nosso coração está em paz, seguro, que nada pode acontecer sem a permissão de Deus, e que quando acontece, sabemos que Ele permite para que cresçamos, amadureçamos e que fiquemos mais forte, sempre lembrando que Ele nos sustenta em todos os momentos, tendo Ele ao nosso lado, o que temer? E o acusador desse século, o diabo, veremos cair por terra, guerra por guerra, vencendo-o até partimos desse mundo, e todas as tramoias dele é descoberta, ele sempre será envergonhado porque quem lutar por nós nunca perde uma batalha.
Versículo 9: Que venhamos a espalhar o perfume de Cristo, que chegamos até aquelas pessoas que o mundo não quer, os humilhados, perdidos, desprezados, desenganados pelos médicos, no leito de morte, que levemos à última chance aqueles que estão partindo desse mundo, que o Perfume do Senhor Jesus jamais deixe de ser sentido em nós, e é através de nossas atitudes, nossas disponibilidades, nossa meta de povoar o céu que isso acontece através de nós.
Versículo 10: Aqueles, porém, que não querem nada com Deus se enfurecem, tentam de todas as formas nos barrar, que tem a aparência de quem vive, mas que estão mortos, não falo dos que estão lá fora, mas os que estão no nosso meio, e o que poderemos fazer? Ignorar todas as suas investidas, olhar com misericórdia e jamais deixar que venham no afetar e nos sujar, porque isso é algo que só acontece conosco se deixarmos, não diz respeito aos outros e sim a nós. Portanto que tenhamos nosso olhos bem abertos para reconhecermos o que é e o que não é.
Convido você agora nesse momento a faça uma reflexão, a meditar no que você acabou de ler, faça uma oração sincera a Deus, talvez você tem deixado a desejar em alguma coisa, mas nunca é tarde para mudar, para ser melhor, para perdoar e ser perdoado, nunca é tarde para recomeçar. Vá além do que lhe é proposto, entregue-se e viva uma vida extraordinária junto Aquele que se entregou no maior sacrifício que humanidade já teve: o de se entregar a Si mesmo pelos outros. E mesmo que só tivesse você no mundo, Ele viria. Por você.
Na fé, Virtuosa e Rara