Para aqueles cuja visão se limita apenas às conquistas materiais, à fama ou à glória deste mundo, não resta a menor dúvida que sofrerão o dano da segunda morte. Eis aí algumas questões a serem consideradas com respeito à eternidade: O que é o inferno? Ao contrário do que muita gente pensa, o inferno não é o destino final dos perdidos, mas um lugar intermediário. Podemos chamá-lo de “sala de espera”, pois é lá que os perdidos ficam aguardando o dia em que serão ressuscitados para serem julgados perante o Grande Trono Branco (Apocalipse 20.5-15).
O que diz a Bíblia sobre o inferno? Ela diz que é o lugar de tormentos constantes (Lucas 16.22,23). O que acontece quando a pessoa convertida morre? Sua alma é imediatamente conduzida por anjos ao paraíso. (Lucas 16.22 e 23.43; 2 Coríntios 12.4).
O que acontece quando morre o ímpio? Sua alma vai direto para o inferno (Lucas 16.22,23). O que é a segunda morte? A segunda morte é a morte que não morre. De acordo com o texto sagrado, a segunda morte é o lago de fogo e enxofre, isto é, o lugar onde haverá choro e ranger de dentes por parte dos que ali estiverem por toda a eternidade (Apocalipse 20.14).
Quem será lançado no lago de fogo e enxofre? O diabo, a besta, o falso profeta (Apocalipse 20.10), a morte, o inferno (Apocalipse 20.14) e todas as pessoas cujos nomes não foram inscritos no Livro da Vida. O que significa a expressão “choro e ranger de dentes”? O Único a falar em choro e ranger de dentes foi o próprio Senhor Jesus. Ele citou essa expressão sete vezes. Considerando o número sete como o número da perfeição, pode ser que isso represente a perfeição dos tormentos eternos. Certa ocasião o Senhor disse: “... e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.” (Mateus 13.42)
Qual a diferença entre o inferno e o lago de fogo? Como já dissemos, o inferno é a ante-sala do lago de fogo e enxofre. A entrada no inferno é automática, enquanto que a entrada no lago de fogo se dará após o julgamento final dos que se encontrarem no inferno. Após a condenação, eles serão lançados no lago de fogo e enxofre da mesma forma como se lança o lixo fora. Verifique os versículos: Mateus 8.12; 13.42, 50; 22.13; 24.51; 25.30; Lucas 13.28).
Quem é o vencedor? “O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte.” (Apocalipse 2.11). Aqui, o vencedor não se refere àqueles que conquistam o sucesso econômico, mas, sim, a vida eterna. Doutra feita, Ele disse que o reino de Deus é tomado por esforço, isto é, a vida eterna é alcançada por uma luta renhida entre a fé cristã e o reino das trevas (Mateus 11.12). Os covardes, por exemplo, não têm condições de vencer, pois o medo de perder o pouco que têm os impede de confrontar o mal (Apocalipse 21.8). Sabemos que a vitória não acontece sem guerra. E é a vitória nessa guerra espiritual que garante o título de vencedor, com direito à coroa da Vida. O vencedor, então, é aquele que vence as tentações, vence a si mesmo, enfim, vence o mundo da mesma forma como o Senhor Jesus venceu.
Como podemos estar seguros aqui na Terra de que não sofreremos o dano da tortura eterna? Somente quando nascemos da água e do Espírito Santo!
Mas o que fazer para se nascer da água e do Espírito? Tem de querer isso acima de tudo no mundo; acima dos entes queridos, acima dos bens materiais, acima de si mesmo. Enfim, tem de renunciar à sua própria vida! Deus tenha compaixão daqueles cujos nomes não estão escritos no Livro da Vida!
Deus abençoe a todos
Bispo Macedo
Deus abençoe a todos
Bispo Macedo
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir